DICIONÁRIO DICIO

sábado, 1 de abril de 2017

O Maior Mandamento

O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

Cap. XI – Amar o próximo como a si mesmo


O MAIOR MANDAMENTO


“1. Os fariseus, tendo sabido que ele tapara a boca dos saduceus, reuniram-se; e um deles, que era doutor da lei, para o tentar, propôs-lhe esta questão: - “Mestre, qual o mandamento maior da lei?” - Jesus respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu espírito; este o maior e o primeiro
mandamento. E aqui tendes o segundo, semelhante a esse: Amarás o teu próximo, como a ti mesmo. - Toda a lei e os profetas se acham contidos nesses dois mandamentos.” (1)

Jesus, ao ser abordado pelo Fariseu, doutor da Lei, responde-lhe citando o texto Judaico contido em Deuteronômio capítulo seis versículo cinco: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu espírito”, e, como portador de Nova Revelação acrescenta: “Amarás ao teu próximo como a si mesmo”.

O Mestre, ao legar o ensinamento complementar à Lei Judaica, indica a necessidade do afastamento do homem da adoração, do comportamento contemplativo e convida-o a uma nova fase, a trabalhar em favor do próprio crescimento através das atitudes em favor dos semelhantes.

O Ensinamento do Mestre, a Segunda Revelação é a do Amor. E, agora, o Espiritismo, o Consolador Prometido, a Terceira Revelação, amplia a orientação indicando a forma de “amar ao próximo como a si mesmo” através do “fazer aos outros o que quereríamos que nos fizessem”

As Parábolas do Credor Incompassivo, citada no trecho em estudo e a do Bom Samaritano, citada pelo Amigo Espiritual (2), são a base para que nossa intuição se assente para a assimilação do novo ensinamento.

“Sempre que interessados em aprender a praticar a misericórdia e a caridade, rememoremos o ensinamento do Cristo e façamos nós o mesmo”.  (2)


(1) O Evangelho Segundo Mateus, cap. XXII, vv. 34 a 40.
(2) Livro da Esperança, 28  -  Emmanuel

Nenhum comentário:

15ª RODADA DA SÉRIE C GRUPO A

Náutico-PE 21/07/2018 17:00 Juazeirense -BA Botafogo-PB 21/07/2018 18:00 Santa Cruz-PE ABC-RN ...